Aforismos

O povo escarnece sempre das coisas difíceis de compreender.

Sinesio de Cirene, da escola de Hipatia, e mais tarde bispo de Ptolomeu

Creasti nos, domine, ad te; et inquietum est cor nostrum donec requiescat in Te.

Para Ti e de Ti emanamos, Senhor, razão pela qual, nosso coração se acha eternamente inquieto e sequioso até que em Ti repouse.

Santo Agostinho

Ananda, Eu sou um Jina, isto é, Eu não pertenço a este mundo.

O Buda ao seu discípulo Ananda

Recolhe-te a ti mesmo e olha. Se te não achares suficientemente belo, fazei como o estatutário que acaba uma estátua: ele corta aqui, aplaina ali, dá mais ligeireza a esta linha, torna aquela mais pura, até que o conjunto seja belo. Fazei como o estatuário: corta o que é excessivo, endireita o que está torto, traz para a luz o que estiver na sombra; faz, enfim, com que a beleza resplandeça em todas as partes de ti mesmo. Não cesses de cinzelar a estátua até que a vejas brilhar como esplendor divino da virtude, e que estejas bem certo de guardar a perfeição final num santuário sem mácula. 

Plotino

Persuadido estoy de que llegará día en que el fisiólogo, el poeta y el filósofo hablarán el mismo lenguaje y se entenderán todos. 

Claude Bernard

Destruímos o estrume da matéria pelo fogo do amor divino.

Magos caldeus

Conseguistes assimilar todos os conhecimentos que me foi possível dar-vos; levai, porém, convosco, a certeza de que não sabeis absolutamente nada.

(Conselho daquele sábio que, ao despedir-se de seus discípulos e ao felicitá-los pela conquista de seus diplomas, costumava dizer-lhes paternalmente).

A vida humana não é toda a vida. A tumba é via e não termo. A vida humana seria uma invenção repugnante e bárbara se estivesse limitada à vida na terra.

José Martí

Nunca digas: ignoro isto, logo é falso. Para saber é preciso estudar, e saber para compreender, e compreender para julgar”. 

Narada (antiquíssimo filósofo hindu).

O Ocultismo é a Terra Prometida da Ciência.

Dr. Grasset