Aforismos – 5

“Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz”

Epicuro

“Não procedas como se houvesses de durar dez milênios; o fim inevitável pende sobre ti; enquanto vives, enquanto podes, torna-te um bom”

Marco Aurélio

 “Quem semeia um pensamento colherá um facto; semeia um facto e terá um hábito; semeia um hábito e formará um carácter; semeia um carácter e obterá um destino”

D. Helena Jefferson de Souza

“O homem há de percorrer todo o universo em progressão ascendente, passando pelas pedras, plantas, germes, insetos, peixes, serpentes, tartarugas, feras, seres pecuários e animais superiores… – Tal é o grau inferior”. – (Manu, liv. I., dist.20). ”São estas as metamorfoses que desde a planta até Brahmã hão de suceder-se neste mundo”. Manu, liv, I, dist.20).

 “A ciência do Ocidente limita-se a fragmentos e relíquias dum oculto sistema de ciência asiática mais antigo que tudo e infinitamente mais perfeito”

Bailly

“A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil”

Sêneca

“Não há senão uma doença e, portanto, um só remédio. A perfeita harmonia de todos os nossos órgãos e de suas funções constitui a saúde. A doença não é mais do que uma aberração dessa harmonia. A cura consiste em restabelecer a harmonia perturbada”

Mesmer, Aforismo 309

“Alimento, sono, temor e sexual desejo, tem o homem de comum com os brutos. A faculdade de discernir, residente em Budhi (plano da Intuição ou da “certeza”), é a única que lhe faz homem. Se se despoja, portanto, dessa faculdade, será igual aos brutos”

Uttara-Gita- Estância 2ª, vers. 41

“Eleva-se o homem na vida e se choca com a família; se se eleva ainda mais, se choca com o povo; se mais ainda, com a nação e, finalmente, com o mundo inteiro”

Desconhecido

“O que uma humanidade considera como o cume do saber, pode ser considerado pela vindoura como inútil, e até, prejudicial”

Paracelso

“Desgraciada el alma que prefiera el himeneo sensual con su cuerpo terrestre a su divino esposo [el espíritu]”

Libro de las Claves

“El aire está lleno de ellas [de almas]; las que se hallan más cerca de la Tierra descienden para ser unidas a los cuerpos mortales, y vuelven a otros cuerpos, deseando vivir en ellos”

Filón, el Judío

“Fíjense las reglas que nuestro furor reprima

Y castíguense las culpas con pena proporcionada;

Mas no destruyáis a aquel que merece sólo

Un latigazo por la falta cometida”

Horácio

“Nuestro nacimiento es sólo un sueño y un olvido; el alma que surge en nosotros, la estrella de nuestra vida, tuvo en otra parte su punto de partida, y viene de lejos”

Wordesvorth

“Sólo puede obrar el Ego Espiritual cuando el Ego Personal está paralizado”

“Cada trabajador requiere su salario, dice la sabiduría del Evangelio; cada acción buena o mala es un padre prolífico, dice la Sabiduría de las Edades”

“La muerte es un sueño”

“En los momentos de Samádhi, la más elevada consciencia espiritual del Iniciado se absorbe por completo en la esencia Única, que es Âtma”

“El objeto del hombre es un acto y no un pensamiento, aunque fuese este el más noble”

Carlyle

“Entusiasmo es el genio de la sinceridad, sin el cual no alcanza la verdad victoria alguna”

Bulwer Lytton

“La sangre de los mártires es la semilla de la Iglesia”

“Los necios sólo pueden tener sueños necios”

Proverbio ruso

“Estrecha es la puerta y angosto el camino que lleva a la vida y pocos son los que la hallan”

“Per me si va nella citta dolente

Per me si vanell eterno dolore

Per me si va tra la perduta gente”

Dante

“O Altíssimo não reside num templo construído por mãos de homens”

Etienne

“Fazer estrelas de excremento de cão, eis aí a Grande Obra!”

Um Naldjorpa do Tibete

“Fogueiras inquisitoriais destruíram meus livros, enquanto na sombra Eu contemplava a obra satânica daqueles que até hoje cometem os maiores crimes Ad majorem Dei gloriam”.

Cagliostro

“Sabei que a Natureza vos preserva de certos conhecimentos com uma mãe, que velando por seu filho, arranca-lhe das mãos qualquer arma perigosa com que esteja brincando. Todos os segredos que ela oculta são outros tantos males de que vos priva, porque, os homens em geral são perversos e piores seriam ainda se tivessem a infelicidade de nascerem sábios”.

Rousseau

“Eu sou a virtude do bom e a maldade do perverso; o sorriso do anjo e o punhal do assassino; a luz do Sol e as trevas do Abismo”.

Krishna a Arjuna

“É inútil querer evoluir tão somente com a inteligência. O homem de ciência não entrará no santuário divino, se não possuir virtude. Do mesmo modo o santo ali entrará senão obtiver sabedoria; e o homem de ciência e de virtude, o verdadeiramente sábio, não entrará igualmente ali, se não for dotado de vontade, tenacidade; se não houver, finalmente, vencido o espectro dos espectros, o pavor da humanidade, que é “o terror do Umbral”…!

Mario Roso de Luna

“A morte é a maior das mentiras”

São Paulo

“A supressão da Dor é a razão do esforço inteligente”

Gotama

“Não é na Ásia, na África ou na Europa que poderia ter começado a reforma da condição política do Homem. Ela (a América) tomou uma posição que não era só para ela, mas para o mundo, e olhava para além da vantagem que ela poderia obter”. E no Capítulo 4: “O caso e as circunstâncias na América apresentam-se como se tratasse do começo dum mundo… há um alvorecer da razão que se levanta sobre o homem, em matéria de Governo, que não se tinha visto antes”.

Thomas Paine

“O poder de um povo não depende de sua inteligência, mas de seu caráter. A inteligência permite perscrutar os mistérios da natureza e utilizar as suas forças. O caráter aprende a se conduzir e a resistir, vitoriosamente, às sugestões.”

Gustavo Le Bon

“Minha religião é não enganar a mim mesmo”

Milarepa

“La heterogeneidad siempre vencerá a la homogeneidad sobre este plano de ilusiones; y cuanto más se aproxima una esencia a la homogeneidad primordial que es su principio base, más difícil le es imponerse en la tierra”

“Pero desde su ‘caída en la materia’, teniéndose que encarnar través del ciclo, desde su principio a su fin, ya no es un Dios libre y feliz, sino un pobre peregrino que va a recuperar aquello que ha perdido”

“Adam Kadmon es el Único Engendrado”

“El Universo y todo cuanto encierra, moral, mental, físico, psíquico o espiritual, está basado en una ley perfecta de equilibrio y armonía”

“Do ilusório conduz-me ao Real. Das trevas à Luz. Da morte à Imortalidade.”

Oração védica

“O Homem é o mais ignorante das coisas em que mais se manifesta”

Um eminente ocultista

“Kundalini liberta o sábio e escraviza o néscio”

Sábios orientais

“O maior, o mais nobre e o mais escondido tesouro do Universo é o quarto elemento, o Fogo”

padre António Vieira

“Se non è vero, è molto ben trovato” ou “se não é verdade, é bem achado”

Giordano Bruno

 “põe quanto és no mínimo que fazes”.

máxima pessoana

“El Dios de los teólogos es simplemente un poder
imaginario (…). Nuestro objetivo principal es liberar a
la humanidad de esta pesadilla, enseñar al hombre a
practicar la virtud por la virtud misma y a caminar
por la vida contando con él mismo en lugar de apoyarse
en una muleta teológica que, durante incontables edades,
fue la causa directa de casi todo el sufrimiento humano.”

(Un Mahatma de los Himalayas)

“Fiunt, non nascuntur christiani” [Os Cristãos são feitos, não nascem cristãos]

Tertuliano

“Unius cellulæ clausa angustiis, latitudine paradisi fruebatur” [Embora confinado a uma só cela, experimentava toda a extensão do paraíso]

S. Jerônimo

“Se você ama a natureza, ama o ser humano. Se você desrespeita o ser humano, desrespeita a natureza, pois os dois são inseparáveis”

Aforismo da Mongólia

 “O problema vital do futuro entre os povos de civilização apurada será superpor à sua cultura intelectual uma educação rigorosa do caráter e, sobretudo, da vontade, únicas forças capazes de assegurar às nações a sua independência.”

Gustavo Le Bon

“Aquele que percebe profundamente a verdade filosófica de que cada eu superior começa e termina no TODO indivisível não pode amar seu próximo menos que a si mesmo. Mas, até o momento em que isso se torne uma verdade religiosa, a reforma não poderá ocorrer.”

H.P. Blavatsky

”Protesto, em nome da religião, contra todas as religiões”.

Vitor Hugo

“A crítica mútua é a política mais sadia e ajuda a estabelecer regras finais e definitivas na vida prática, não meramente teórica”.

H. P. Blavatsky

“Desejar a verdade é aspirar à divindade, principalmente a verdade relativa ao que se refere aos deuses. Este desejo é como que uma admissão às coisas santas; ele nos incita a instruir-nos nelas e a procurá-las, e nos dirige, assim, para uma atividade mais santificadora que toda purificação e que toda função sacerdotal.”

Plutarco – Ísis e Osiris

“Sou um homem: nada do que é humano me é estranho”

Terêncio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.