Mensagem da S.T.B. ao Presidente Kennedy

Por intermédio do Sr. Lincoln Gordon, embaixador dos E. U. A. no Brasil, a Sociedade Teosófica Brasileira julgou oportuno encaminhar ao eminente estadista que tão sabiamente dirige os destinos da grande República do Hemisfério Norte, a mensagem abaixo transcrita, em virtude dos excepcionais e extraordinários serviços prestados à Humanidade e, em especial, as Nações que constituem as Américas, ao instituir a “Aliança para o Progresso”. É o seguinte o texto da mensagem:





S. Exa. Presidente Sr. John Kennedy Washington, E. U. A.

A Sociedade Teosófica Brasileira, entidade de caráter espiritualista e cultural, fundada há 40 anos no Brasil, sem filiação nem ligações de qualquer espécie com entidades internacionais congêneres, toma a liberdade de dirigir a Vossa Excelência esta mensagem de apoio e aplauso por motivo do movimento Pan-Americano “Aliança para o Progresso”, organizado em boa hora por Vossa Excelência, como forma direta e objetiva de ajudar os povos americanos a vencer os problemas do subdesenvolvimento e a acelerar o seu progresso econômico e social.

Esta Sociedade, Senhor Presidente, realiza no Brasil a alta missão de prepará-lo espiritualmente para a grande civilização do futuro e para o papel importante que lhe caberá na liderança da humanidade de amanhã. Todo o nosso trabalho tem incidido na criação de uma mentalidade nova no povo brasileiro; tem procurado dar-lhe a consciência plena das suas responsabilidades na formação da sociedade futura, através dos instrumentos nobres do conhecimento, da cooperação e da fraternidade, sem fronteiras raciais, políticas, religiosas e sociais. Erguemos na cidade de S. Lourenço, Minas Gerais, um Templo dedicado a todas as religiões do Mundo, onde os homens livres e de boa vontade poderiam cultuar, a seu modo, o Deus Supremo, criador e senhor da vida e da eternidade. Estamos empenhados ainda em erigir, em mais dois pontos do Brasil, dois Templos que completem a uni-trina expressão da Divindade na Face da Terra.

Demos à chamada Missão “Y” (símbolo que reúne as três Américas) todo o esplendor ideal do nosso pensamento e do nosso coração. E como o lema da nossa instituição é “Spes Messis in Semine” (A esperança da colheita reside na semente) temos orientado a nossa ação espiritual e cultural no sentido de preparar as crianças de hoje para que sejam os homens honrados e conscientes de amanhã, para que possam ser os herdeiros legítimos da Nova Era que, dentro de algumas décadas, eclodirá no Mundo, principalmente nas Américas. Estamos formando o seu caráter, modelando a sua personalidade, preparando o seu caminho, tão gravemente ameaçados, no nosso tempo, pela incompreensão, pela ambição, pela vesânia que parece atacar, como um vírus, todas as Nações, sob a pressão psicológica de uma possível guerra atômica.

Por tudo isso, Senhor Presidente, é que aplaudimos a “Aliança para o Progresso”, porque ela contribuirá para salvar, da miséria física e moral e da própria inanição, milhões de crianças que poderão servir, demográfica e espiritualmente, a esse mundo de amanhã.

Receba, portanto, Vossa Excelência, o reconhecimento e a gratidão de milhares de brasileiros que, à sombra de uma bandeira de Paz e de Fraternidade, militam na Sociedade Teosófica Brasileira, sob a liderança espiritual do insigne brasileiro Professor Henrique José de Souza, nosso mestre e nosso guia.

Bem Haja, Senhor Presidente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.